Pesquisa eleitoral ou convencimento político?

Chega ao conhecimento do blog que tem um instituto de pesquisa fazendo sondagem de intenção de votos em São Gonçalo do Amarante. É a equipe de Eraldo “ingrato” preparando um “gópi” de marketing político, além dos “gópis” de marketing administrativo que vem tentando com as maquiagens pela cidade e torrando dinheiro da Prefeitura sem pena com publicidade.

Pelos relatos, esse instituto é o mesmo que divulgou pesquisa recente, provavelmente realizada em laboratório, mostrando empate técnico entre Eraldo e o ex-prefeito Jaime Calado, números que estão na contramão das pesquisas realizadas por institutos independentes e que dão vasta maioria a Jaime e uma desaprovação do governo de Eraldo de 70%.

As perguntas do questionário deixam bem claro quem foi o contratante da pesquisa. A população está sendo sondada sobre blog ou site que usa para se informar, intenção de voto entre Eraldo e Jaime Calado, entre Eraldo e Terezinha e outros nomes de São Gonçalo. Mas tem uma pergunta que entrega de cara a quem interessa saber da opinião popular. O instituto está perguntando qual a opinião do povo sobre o show do Padre Fábio de Melo.

Será que Eraldo está querendo melhorar sua popularidade tirando proveito no show do padre? A Prefeitura está fazendo a mídia toda como se o show fosse patrocinado pela Prefeitura, mas os aliados têm se empenhado em divulgar que o cachê do padre Fábio de Melo está sendo viabilizado pelo Governo do Estado, por lei de incentivo à cultura, sem custo para o município.

A pesquisa sobre o show do Padre Fábio quer medir o desgaste dos custos da Prefeitura em festa quando na saúde falta até AAS nas unidades de Saúde. A lógica é assim: se o povo rejeitar, o show será colocado na conta do Governo do Estado, mas se o povo aprovar, aí Eraldo vai tentar lacrar na contratação. Simples assim.

Eraldo certamente quer fazer na Festa dos Mártires o mesmo que fez na Agro São Gonçalo quando o governo da aliada Fátima Bezerra promoveu o evento, investiu quase R$ 200 mil, e ele não citou a parceria, tomou a festa como ação do município.

Segundo informações de pessoas que responderam a pesquisa as perguntas são tendenciosas e quando alguém responde que vota no ex-prefeito Jaime Calado o (a) entrevistador (a) pergunta se ela tem conhecimento sobre as “obras do prefeito Eraldo Paiva” que na verdade foram deixadas pelo prefeito Paulinho.

É uma espécie de convencimento para induzir as pessoas a mudarem a intenção de voto e melhorar os índices de Eraldo na pesquisa. O resultado dessa pesquisa é mais um “gópi” de marketing aprontado pela equipe de Eraldo no desespero de passar uma imagem que ele está com a popularidade em alta e tem o apoio do povo de São Gonçalo. Se confirmado o convencimento, podemos encarar como um caso de campanha eleitoral antecipada?

Resta saber se a pesquisa será divulgada com números reais ou números fictícios, induzidos pelos pesquisadores para iludir a população. O “gópi” tá aí, cai quem quer!

Via Senadinho São Gonçalo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *