Prestem atenção! Basta uma pesquisa ser registrada para Eraldo e o GABINETE DA INGRATIDÃO entrarem em pânico. É até preocupante o tanto que eles sofrem por antecipação e trabalham desesperadamente para menosprezar o resultado de uma pesquisa que ainda será divulgado.
A resposta para a pergunta lá de cima é muito simples. Eraldo e seu grupo sabem que todas as pesquisas, inclusive as que eles contratam para consumo interno, são totalmente desfavoráveis. Além de uma gestão rejeitada pela população, o ex-prefeito Jaime Calado sempre aparece com mais de 25 pontos de diferença, na liderança isolada.
O medo de Eraldo, que prega ter a aprovação popular, é que seus aliados entendam de fato o tamanho da desaprovação do governo e comecem a abandonar o seu projeto de reeleição. Por isso, os interlocutores do ingrato têm oferecido tantas vantagens para levar aliados de Jaime Calado, por isso as pessoas estão sendo tão perseguidas e intimidadas, por isso o gabinete da ingratidão está fazendo ataques pessoais com boatos, calúnias, injúrias e denúncias falsas criminosas contra aliados e auxiliares de Jaime, Zenaide e Terezinha.
Resumindo, Eraldo quer esconder dos seus aliados a verdade para não os desestimular. Age como menino magoado e tenta negar que a sua situação eleitoral é catastrófica. Está sentado na cadeira, com a máquina administrativa na mão, mas não consegue convencer com vantagens quem não acredita na sua vitória, quem não concorda com o descaso do seu governo com o povo de São Gonçalo. Quem se abraçou com Eraldo ou se abraçar em troca de favorecimento, certamente, vai acertar contas com o eleitor, vai pagar o preço por defender quem há mais de dois anos maltrata os são-gonçalenses.