O prefeito Jaime Calado recebeu, nesta sexta-feira (17), a visita de Gilson Matias Barros, diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA), órgão cultural do Governo do Estado. O encontro teve como objetivo a apresentação do projeto para a construção de um Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU das Artes em São Gonçalo do Amarante, que será implantado na área entre os bairros Novo Amarante e Golandim.
O CEU das Artes é um equipamento público destinado à promoção de atividades culturais, esportivas, socioassistenciais e recreativas, com foco em comunidades em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Acompanhado também do presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Gleydson Almeida, técnicos da Caixa Econômica Federal e secretários municipais, o prefeito Jaime Calado visitou o terreno de 3 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura para a construção do equipamento. A obra está orçada em R$ 1.920.000,00 (um milhão, novecentos e vinte mil reais).
“O recurso já está disponível na conta da Caixa Econômica, aguardando apenas a finalização de alguns trâmites burocráticos para liberação”, afirmou Gilson Barros. “O recurso já está disponível na conta da Caixa Econômica, aguardando apenas a finalização de alguns trâmites burocráticos para liberação”, afirmou Gilson Barros. A expectativa é de que as obras tenham início em março deste ano.
O CEU das Artes de São Gonçalo do Amarante será composto por três módulos. Quando concluído, o complexo contará com um auditório, cineteatro e ginásio poliesportivo. No primeiro módulo, serão implantados espaços como uma área administrativa, uma incubadora digital, salas para ensaios de grupos e uma biblioteca.
“São Gonçalo é o Berço da Cultura Popular”, destacou o prefeito Jaime Calado. “Este equipamento atenderá duas comunidades muito populosas, Golandim e Nova Amarante. O investimento em cultura é um legado duradouro, que atravessa gerações. Além de ceder o terreno, a Prefeitura oferecerá todo o apoio necessário para a realização dessa obra”, garantiu.